Nossa história
A Associação Casa São Padre Pio de Pietrelcina é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 22 de janeiro de 2024, vinculada à Pastoral Social da Paróquia São Pio de Pietrelcina da Arquidiocese de Brasília, localizada na primeira paróquia do mundo dedicada a Padre Pio, no Sudoeste, Brasília - DF.
A Casa São Padre Pio tem como objetivo oferecer assistência social e de saúde às pessoas mais necessitadas e em vulnerabilidade social.
Inspirada no carisma de Padre Pio e seguindo os ensinamentos da Doutrina Social da Igreja Católica, no ano de 2018, por iniciativa de paroquianos, começa a ser formatado o projeto da Casa São Padre Pio.
Em 19 de março de 2022, foi realizada a ação social pelos primeiros voluntários da Oftalmologia e com a doação de óculos às pessoas com necessidade de correção visual, especialmente crianças, previamente cadastradas.
Referindo-se ao primeiro atendimento oftalmológico, o presidente da Casa São Padre Pio, Pe. Fernando de Sousa, comenta sobre a iniciativa: “É verdadeiramente uma graça essa ação e quem se gloria é o Senhor. Somos apenas os seus espectadores. É o Padre Pio que vai movendo o coração de cada um para colaborar”.
Com a semente plantada, aumenta a adesão de voluntários médicos, de diversas especialidades e outros profissionais de saúde ao projeto e, com isso, a necessidade de um espaço adequado para o atendimento aos pacientes.

Além das consultas médicas, a Casa São Padre Pio oferece atendimentos de Fisioterapia, Nutrição, Farmácia Clínica, Laserterapia, Fonoaudiologia, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, MRPA e outros exames em parcerias com laboratórios e clínicas.
Na especialidade da Oftalmologia, realizamos a Ação Social São Rafael, com as parcerias de óticas e participação da comunidade paroquial na doação de óculos.
Em 24 de maio de 2025, foi também inaugurado o consultório odontológico, localizado no templo da Paróquia São Pio de Pietrelcina, como parte da ação social da Casa São Padre Pio, graças ao corpo de voluntários da área odontológica e à generosidade de benfeitores e dos paroquianos.
A Casa São Padre Pio de Pietrelcina do Alívio do Sofrimento, segue os passos de Padre Pio, que no dia 5 de maio de 1956, inaugurou a Casa Sollievo Della Sofferenza em San Giovanni Rotondo. Em ocasião do discurso de inauguração, o santo de Pietrelcina visivelmente comovido e feliz, dizia à multidão que estava presente:
“Senhores e irmãos em Cristo, a Casa Alívio do Sofrimento está pronta. Agradeço aos benfeitores que, de diversas partes do mundo, colaboraram. Esta é uma criatura que a Divina Providência, com ajuda de vocês, criou.”
Padre Pio sempre teve uma preocupação sobretudo pelos doentes e manifestava um desejo a alguns amigos: “Quero construir um hospital para aliviar o sofrimento dos doentes pobres, porque em cada doente que sofre está Jesus que sofre duas vezes”. A semente plantada e regada pela Providência Divina, hoje é um grande hospital de referência na Europa, uma Casa de acolhimento para todos que buscam o alívio de suas dores físicas e conforto para suas almas.
A semente plantada pela Providência Divina por intermédio de Padre Pio continua produzindo frutos. A Paróquia São Pio de Pietrelcina e a Casa São Padre Pio de Pietrelcina do Alívio do Sofrimento são frutos desse grande santo, que continua intercedendo por todos aqueles que buscam o alívio de seus sofrimentos e conforto para suas almas.

A casa de caseiro existente no terreno destinado para a construção do futuro santuário dedicado a São Pio foi reformada e adaptada para um local adequado aos atendimentos, com 4 consultórios, salas de reunião, administrativa, arquivo, depósito e recepção.
A Casa, com a nova estrutura, foi inaugurada em 26 de maio de 2023, iniciando, nesse local, os atendimentos aos pacientes previamente cadastrados.
Para a realização de suas atividades, a Casa São Padre Pio conta com um corpo de voluntários composto por médicos, outros profissionais da saúde, Grupo de Oração São Pio, paroquianos e devotos de São Pio, integrados neste projeto social da Paróquia São Pio de Pietrelcina.
A Ação Social de Saúde consiste especialmente em oferecer consultas médicas ambulatoriais, acompanhamento dos pacientes e, caso necessário, o encaminhamento aos órgãos do Sistema de Saúde.
Os atendimentos têm como prioridade as pessoas em vulnerabilidade social, residentes nas comunidades carentes que são assistidas pelas pastorais sociais da Igreja Católica, Conferências Vicentinas e instituições com projetos sociais voltados para os menos favorecidos.
